Geriatria Veterinária

A partir dos 7 anos os cães iniciam a chamada “terceira idade”, existe uma variação entre as raças, porém aos 10 anos todos podem ser considerados idosos, inclusive os gatos.

Mas qual é o impacto dos anos na vida de seu animal de estimação?

TABELA 1: Comparação da idade dos cães com relação à humana de acordo com o peso.


Fonte: Traduzido por Luciana A. M. Silvano do original em:
http://www.school-for-champions.com/animalhealth/animal_ages.htm

TABELA 2: Comparação da idade e fases da vida dos gatos com a dos humanos.


Fonte: Traduzido por Luciana A. M. Silvano do original em:
http://www.school-for-champions.com/animalhealth/animal_ages.htm

Assim como os seres humanos eles passam a ter uma maior predisposição ao desgaste físico de seus órgãos, e começam a demonstrar sintomas que podem passar despercebidos pelos seus donos, que normalmente caracterizam o animal como velho.

VELHICE NÃO É DIAGNÓSTICO!!!

Estamos em constante aperfeiçoamento, buscando a identificação precoce de eventuais enfermidades apresentadas por estes animais, que merecem respeito e toda atenção nos últimos anos de suas vidas.

Existe um preparo por parte dos proprietários de cães e gatos ao adquirir um filhote, todos sabem que as despesas com vacinas, ração especial, vermífugos, tapetes higiênicos, veterinário serão mais expressivas no primeiro ano, tendendo a uma estabilização na fase adulta do animal. O que as pessoas esquecem é que estes gastos irão se intensificar novamente quando o filhote se tornar um paciente geriátrico, no uso de suplementos, rações específicas, exames complementares e acompanhamento veterinário.

Importante lembrar que os gastos com qualidade de vida e saúde, são geralmente inferiores aos de tratamentos emergenciais em que muitas vezes os danos são irreparáveis ou até mesmo fatais.

Nosso objetivo com o atendimento geriátrico está na identificação precoce dos eventuais desgastes sofridos pelo organismo com o passar dos anos, ou seja, em uma consulta inicial buscamos o diagnóstico, através da avaliação do histórico, do exame físico completo e exames complementares direcionados para cada indivíduo.

Desta forma temos dados para identificar patologias de senilidade que ainda estejam se apresentando em um estado sub clinico.

Incentivamos o check-up, já que sabemos que alguns problemas, como os tumores, por exemplo, muitas vezes só se manifestam clinicamente em fases mais avançadas dificultando ou mesmo impossibilitando um tratamento.

O mesmo raciocínio é pertinente para enfermidades no fígado, coração e rins, que manifestam sintomas clínicos visíveis em estágios mais avançados da doença.

Sabemos também, que os parâmetros de referencias laboratoriais normais se baseiam na média populacional, conhecendo os valores de seu animal especificamente estaremos mais preparados para detectar alterações de forma precoce.

Nosso foco de atuação esta direcionado para a prevenção, conhecemos a fundo nossos pacientes e buscamos uma melhor qualidade de vida para aqueles que possuem problemas de caráter crônico e progressivo, mas que sendo tratados, melhoram o bem estar no dia a dia do convívio com suas famílias.

As seguintes manifestações clínicas normalmente são perceptíveis pelos proprietários e freqüentemente são associados à velhice, no entanto podem ser sintomas que se apresentado isoladamente ou combinados são associados a diversas doenças agudas e crônicas:

- Cansaço
- Queda de pelo
- Apetite irregular
- Incontinência urinária e/ou fecal
- Consistência das fezes (ressecadas, pastosas)
- Aumento de volume em qualquer região do corpo
- Mudança de comportamento (agressivo ou depressivo)
- Quantidade de ingestão de água e de urina produzida
- Choro na hora de receber carinhos ou de ser pego para ir ao colo
- Claudicações (animal que manca) e ou dificuldade para levantar e ou/caminhar
- Mudança dos hábitos (deixa de brincar, dorme demais, não come direito, etc...)

Se você observou estes sintomas em seu animal, ele deve passar por uma consulta com um veterinário para um diagnóstico apropriado e instituição de tratamento adequado.

AFETO - FISIOTERAPIA VETERINÁRIA
Rua Seike Saito, 599, Bairro Vila Lacerda, Jundia - SP Cep: 13214 - 077 Tel (11) 4581-5869